Achei Na Lista - Guia Online para encontrar os melhores negócios de forma atualizada, rápida e simples

Achei Na Lista

Rolante RS

Venha Conhecer!

Por Alexandra Kuhn dia em Cidades

Rolante RS

APOIOClassificados/Comércio de Igrejinha

Historia do Município

Pelo ano de 1888, iniciou-se o povoamento da sede de Rolante no município de Santo Antônio da Patrulha. De acordo com alguns historiadores, os tropeiros que levavam gado do Rio Grande do Sul para São Paulo se reuniam em Viamão para seguir a estrada geral de Cristóvão Pereira de Abreu, na direção do território paulista.

Esse roteiro atravessava o território do atual município de Rolante. Por volta de 1734 e 1735, quando de sua abertura, a estrada geral de Cristóvão Pereira de Abreu apresentava precárias condições de trânsito, embora fosse utilizada pelos viajantes que se dirigiam para o Norte. Segundo informações, Ilha Nova, na área do atual campo de futebol do Avante, em Rolante, era um dos locais de pouso dos tropeiros. José Maciel Júnior, historiador, descendente da região, fala do nome Rolante: “O nome Rolante proveio do fato de o arroio, que serve de divisa atualmente entre esse município e o de Santo Antônio da Patrulha ser impetuoso e violento no período de suas cheias, levando tudo de roldão.”

A referência mais remota sobre a colonização de Rolante, segundo a Revista do Arquivo Público do Rio Grande do Sul (número 06 a 12) consta que a doação oficial de terras a açorianos, em Rolante, data de 1761,quando o Governador Ignácio de Madureira concedeu Terras a José Ferreira de Carvalho.

Segundo informações orais, em 1882 teve inicio a chegada dos primeiros imigrantes alemães, vindos das colônias velhas, que se dirigiam para Alto Rolante (hoje Distrito de Rolante). O historiador Ademir Rost diz que em 1908, Giácomo Lodi, Carlos Franzoni e Miguel de Carli, donos de uma Empresa Colonizadora, adquiriram terras ao nordeste de Rolante em local a 800 metros de altitude, loteando-o com o nome de Nova Trípoli. Segundo tradição oral, por volta de 1910, uma leva desses proprietários, na época da primavera, vieram acompanhados de um sacerdote católico para Nova Trípoli, onde construíram suas casas e uma Sociedade Italiana, que chegou a ter bandeira e hino próprios. Essas terras de Nova Trípoli, já não pertencem a Rolante, ficaram com Riozinho.

A Formação Étnica Rolantense
Primeiramente, com o interesse de Portugal em povoar o Rio Grande do Sul, chegaram em Rolante os luso-brasileiros. A colonização de Rolante teve o seu início em 1882 com a vinda das primeiras famílias de etnia germânica, os teuto-brasileiros. Os primeiros imigrantes alemães chegaram em Rolante no ano de 1924. Os primeiros imigrantes ítalo-brasileiros chegaram a partir de 1890.

Urbanização
O território original de Rolante fazia parte integrante do município de Santo Antônio da Patrulha. Durante 71 anos, Rolante ficou pertencendo ao 1º Distrito de Santo Antônio da Patrulha.

Emancipação
Em 28/02/1955, após inúmeras tentativas frustradas, Rolante emancipou-se de Santo Antônio da Patrulha.

Localização
Localizada na encosta da Serra, no Vale do Paranhana, Rolante se destaca pelas excelente posição geográfica e pela centralização das distância frente aos grandes centros econômicos e financeiros do Estado.

Distâncias de Rolante até:
• Porto Alegre: 95 km
• Gramado: 65 km
• Canela: 73 km
• Tramandaí: 92 km.
• Capão da Canoa: 112 km
• Torres: 181 km
• São Francisco de Paula: 67 km
• Novo Hamburgo: 65 km
• Santo Antônio da Patrulha: 36 km
• Caxias do Sul: 144 km


Rodovias que servem o município:

• RS 239
• RS 474
• BR 101
• Free Way a 40 km via RS 474.

Atualmente, Rolante possui aproximadamente 21.124 habitantes. Sua área é de 303,53 km 2, sendo 23,40 km 2 área urbana e 280,13 km 2 área rural. Rolante limita-se ao norte com São Francisco de Paula, ao sul com Santo Antônio da Patrulha, ao leste com Riozinho e a oeste com Taquara. O núcleo urbano de Rolante está a 38 metros acima do nível do mar. Os pontos culminantes são o Pico do Canta Galo com 855m e o topo do Morro Grande com altitude de 841m.

TURISMO

Rolante RS

Caminho das Pipas

Localizado no Distrito de Boa Esperança, a 18km do centro de Rolante, o Caminho das Pipas é um roteiro de enoturismo composto por vinícola familiares com produção de vinhos, sucos e espumantes, que oferecem (mediante agendamento) degustação de seus produtos e visitas técnicas pela propriedade. Além disso, conta com casas de massas e produtos coloniais, restaurante aos finais de semana, pousada, sítio de arteterapia, um Parque Municipal e uma linda cascata.

Rolante RS

Circuito Cascatas e Montanhas

Situado numa região privilegiada tanto por suas belezas naturais quanto por sua localização, o Circuito das Cascatas e Montanhas proporciona uma experiência ímpar para o cicloturista. Em seus 123Km de extensão, o viajante vivenciará experiências de contato com a natureza, seja através das diversas cascatas espalhadas ao longo do percurso, ou pelo ambiente predominantemente colonial, onde cultura histórica e gastronomia típica fazem de cada parada uma lembrança para se levar na memória. Englobando os municípios de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula.

 Ponto de Atendimento ao Turista e Cicloturista

É o espaço destinado ao atendimento de turistas e cicloturistas e oferece material informativo sobre serviços e atrativos, loja de roupas do Circuito Cascatas e Montanhas, além de estacionamento seguro, loja de conveniência, banheiros com chuveiro, espaço para lavagem de bike, restaurante e wi-fi.

 Rolante RS

Casa da Colônia

A Casa da Colônia é o espaço destinado à comercialização de produtos colonias e artesanatos do município de Rolante. Lá o visitante irá encontrar vinhos, sucos, verduras, legumes, frutas, schmiers, conservas, mel, massas e a tradicional cuca de Rolante assadas em forno a lenha.
A Casa da Colônia abre diariamente nos seguintes horários:
Segundas, terças e quintas: 8:00 às 11:30 - 13:00 às 18:00
Quartas e sextas: 8:00 às 18:00 (não fecha ao meio dia)
Sábados, domingos e feriados: 9:00 às 17h (não fecha ao meio-dia)
Produção de cucas de Rolante: quarta a domingo
Peixe frito (filé de tilápia): quartas, sextas e sábados das 9:00 às 13:00 (sexta até às 18:00)
Feira ecológica: quartas das 9:00 às 15:00
Feira do produtor: sexta a tarde das 14:00 às 17:00 e sábado das 9:00 às 12:00.
Av. Getúlio Vargas, 131 - Centro - Rolante/RS

 Rolante RS

Cucas de Rolante

A cuca é um dos mais importantes atrativos culturais do município de Rolante, o qual é conhecido como a Capital Nacional da Cuca. A iguaria, que teve sua origem nas comunidades de descendentes alemães, ganhou evento próprio, a Kuchenfest. A receita tradicional leva apenas ingredientes naturais, como banha e manteiga, e é feita de forma artesanal: amassada manualmente e assada em forno a lenha. As cucas de Rolante são feitas e comercializadas de quarta a domingo pela Associação de Cuqueiras, a ASCUR, na Casa da Colônia.

Rolante RS

Parque Municipal da Asa Delta


O parque Municipal da Asa Delta ou Morro Grande (como é popularmente conhecido) é o ponto culminante do município de Rolante, com 841 metros de altitude, sendo utilizado por esportistas para prática de atividades como asa delta e paraglider.
O local é aberto ao público e conta com infraestrutura como banheiros, churrasqueiras e pontos de energia elétrica, além de um belvedere e um bar.
Horário de funcionamento:
Domingo a quinta das 8h às 20h
Sexta e sábado das 8h às 22h
Telefone: 51 9 9772 0074 ou 3547 1188 R217
Email: turismo@rolante.rs.gov.br

 Rolante RS

Camping Colônia Monge

A Cascata e Camping da Colônia Monge é uma área de lazer pública localizada há 14 km do centro de Rolante, na comunidade de Colônia Monge.
Possui área arborizada, local de banho com cascata e piscina natural com cerca de 2.5 metros de profundidade, churrasqueiras, banheiros masculino e feminino, pontos de luz, além de um bar que funciona aos finais de semana durante o verão. Nos demais meses do ano, o local é aberto à visitação e não há cobrança de ingresso. Não há sinal de telefonia móvel ou internet e parte do caminho que leva ao atrativo é de chão batido.
A Cascata da Colônia Monge integra o Circuito Cicloturístico das Cascatas e Montanhas (www.cascatasemontanhas.com.br).
Telefone: 51 3547 1188 R.217
Email: turismo@rolante.rs.gov.br

Cascata das Andorinhas

Rolante RS

A Cascata das Andorinhas é um dos atrativos de maior destaque no município. Sua formação rochosa, com paredes arredondadas que mais parecem ter sido esculpidas, impressionam. O nome da cascata se deu pela grande quantidade de andorinhas que habitam o local. Para chegar até ela é preciso adentrar a mata por trilha e transpor o arroio por dentro d’água, o que exigirá um pouco de esforço em alguns pontos e não é indicado em dias de chuva.

A Cascata das Andorinhas está localizada na  Mascarada (em área particular), distante cerca de 18 km do centro de Rolante. Há sinalização turística indicando o acesso, mas a trilha não é sinalizada e não há qualquer tipo de infraestrutura no local.

 Rolante RS

Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Casa Paroquial


A Igreja Matriz N. Sra. da Imaculada Conceição é um dos cartões-postais do município e importante ponto de referência, pois está situada entre duas importantes avenidas: a Getúlio Vargas e a Borges de Medeiros. Inaugurada em 1950, contém vitrais trazidos da Alemanha que retratam a Via Sacra. Ao lado da Igreja está a Casa Canônica, um dos prédios mais antigos do município, construído em 1917, e que preserva as características construtivas de sua época.
Praça da Matriz e Rua Coberta

 Rolante RS

Praça da Matriz

Localizada ao lado da Igreja Matriz, a Praça da Matriz é o espaço de lazer dos rolantenses e visitantes. Local arborizado, dispõe de infraestrutura como banheiros, pista de skate, academia ao ar livre, pracinha, biblioteca e água quente para chimarrão. Ali encontra-se também a estátua do músico gaúcho Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. 

Estátua do Teixerinha

Inaugurada no dia 28 de fevereiro de 2008 na Praça da Matriz, junto com o 53° aniversário de emancipação política de Rolante, a estátua é uma homenagem a Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, famoso músico, compositor e ator gaúcho, nascido em terras rolantenses em 03 de março de 1927. Algumas de suas obras contavam um pouco das memórias vividas no município, como em o Velho Pontilhão e Velho Casarão, levando o nome de Rolante para além do município. A estátua de Teixeirinha é um marco histórico para a cidade e para o estado e importante para a manutenção da tradição do município.

 Rolante RS

Monumento Cuqueira


Localizado na rótula e acesso ao centro de Rolante, o monumento “A Cuqueira” é um dos símbolos da hospitalidade do povo rolantense e referência ao título de Capital Nacional da Cuca. Representa uma mulher de descendência alemã (a cuqueira) retirando do forno de barro uma cuca e oferecendo aos visitantes.

 

Gostou?

Venha visitar Rolante e conhecer todos esses lugares fantásticos!

 

www.rolante.rs.gov.br

Deixe seu comentário aqui:

Olá, deixe seu comentário para Rolante RS

Enviando Comentário Fechar :/
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!